Recombinação de objetos e brinquedos

DSC09183 DSC09834 DSC02391

Brinquedos encontrados em lojas de R$1,99 são uma fonte inesgotável de experimentação para as crianças, recombinar e reinventar são inerentes essência de todas elas.

Os resultados são surpreendentes, basta disponibilizar os materiais, orientar para o uso correto de ferramentas, criar as possibilidades e viajar junto para ver a criação acontecer.

Segundo o Educador popular, antropólogo e folclorista, Tião Rocha:

“A pedagogia do brinquedo veio responder a uma pergunta: será possível ter uma escola formal boa e prazerosa? Será que os meninos podem aprender brincando, ou a escola tem que ser um serviço militar aos 7 anos? É a ideia de transformar o brinquedo em instrumento de aprendizagem. Percebemos que eles podem aprender tudo, desde se alfabetizar até história, física, química, matemática, e também cidadania, ética, solidariedade, sexualidade.”

Dentro dessa perspectiva observo que durante uma oficina de quatro horas utilizando brinquedos abordamos os mais diferentes temas, são levantadas muitas questões importantes relacionadas as ciências, artes, tecnologias e relações interpessoais e ao contrário de uma aula formal, ninguém quer ter intervalo ou sair mais cedo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s